A prô pergunta:

Qual a sua maior dificuldade em Português?
Redigir textos
Ortografia
Interpretar textos
Não gostar de ler
Entender a gramática
Letra ilegível
Expressão oral
Não tenho dificuldade
Resultados

Top Comentaristas

Top Comentaristas by SemNome

Dicas...

domingo, 30 de outubro de 2011

PROSA, POEMA, POESIA E SONETO:

ImageChef Word Mosaic - ImageChef.com

Prosa:

É o texto corrido, que se dá através de narrativas longas ou curtas. Ela é importante, pois nos deixa com uma visão clara dos movimentos literários: Dom Casmurro, por exemplo, é uma narrativa onde percebemos claramente a passagem do Romantismo para o Realismo. A prosa pode ter dois tipos de narradores: o onisciente seletivo e o onisciente seletivo múltiplo. O onisciente seletivo acontece quando o narrador está apenas contando a história como um simples e puro fato, como quem vê de fora. O onisciente seletivo múltiplo é quando além de contar a história o narrador consegue entrar dentro da mente de seu personagem (um ou mais), por isso múltiplo.

Poema e Poesia:

O poema e a poesia têm diferenças muito pequenas e que muitas vezes nos confundem. A poesia em si tem a intenção da beleza, quer ser o belo. Uma poesia sempre é um poema, mas nem sempre um poema é uma poesia. Quando o poema é escrito apenas para "contar, informar" e não há "intenção de beleza", ele é apenas um poema. A poesia se retrata, por exemplo, em Vinicius de Moraes falando sobre o amor em "Soneto de Fidelidade":

 "De tudo ao meu amor serei atento/ antes e com tal zelo/que mesmo e tanto que mesmo em face do maior encanto dele se encante mais meu pensamento"

Vinicius aos escrever teve a intenção de que achassem bonito, teve a intenção do belo. Tanto que encontramos poesias em outros lugares também como em músicas, imagens, cartas etc.

Soneto:

O Soneto é uma poesia, mas ele tem algumas regras a serem cumpridas: suas duas primeiras estrofes têm que obrigatoriamente ser dois quartetos e as outras duas formam-se por dois tercetos que podem rimar ou não, depende do autor. O modelo mais comum de rima de sonetos que conhecemos é:
A
B
B
A
A
B
B
A
C
D
C
D
C
D

As rimas correm desta maneira, o poeta com sua liberdade e inspiração é que escolhe.

FONTE

Queridos leitores!

Procurei pela internet essas definições. Encontrei vários blogs e sites falando sobre o assunto, mas esse foi o que explicou de forma mais clara e mais completa.
A explicação foi dada por Fátima Soares.

7 comentários:

marciagrega disse...

Muito boa essas definições!
Mas, de qualquer forma, tudo o que é escrito com a alma se transforma em poesia...Até mesmo um simples bilhete, ou uma manchete de jornal!
Beijão minha querida!!!

Anne Lieri disse...

Olha Soninha,eu adorei pois ando confundindo prosa poética com poesia!É uma vergonha,eu sei,mas vc pode uma horinha falar disso?E se tiver algum livro para nos indicar eu agradeço,professora querida!bjs,

Tais Luso disse...

Para tudo tem umas regrinhas! Este seu blog é um serviço de utilidade gramatical. Muitas coisas que havíamos esquecidos, aqui lembramos.

Beijos, Soninha.

LUCONI disse...

Muito bom Soninho, muito bom mesmo, é sempre bom lembrar, apesar que eu sou rebelde e nunca sigo regras em meus textos, por isto sempre serei uma amadora, beijos Luconi

Sandra disse...

Ola minha Princesinha, Vim deixar meu carinho, meu abraço e tudo de bom para ti..
Tudo está muito lindo por aqui amiga.
Também aproveito para me desculpar pela ausencia. Nosso tempo de vida real é muito curto e temos muito para realizar.
mas sei que moras em meu coração, e não te esqueço. Sempre que posso eu venho agradecer e te visitar. Sei que não tem mai a mesma frequencia que antes. Mas o importante que essa visita seja de qualidade e cheia de carinho e afeto. Por isso estou aqui. Para lhe dizer qu és O MEU BOTÃO DE ROSAS. CADA VEZ QUE CHEGA NA CURIOSA OU DEMAIS BLOG MEUS, UM NOVO BOTÃO DE ROSAS SE ABRE..

E isso me deixo muito feliz. Obrigada por ser meu seguidor(a).
É maravilhoso ter a sua presença no blog.
Cada vez que venho é de coração cheio de emoção, por te encontrar por lá. Muitas vezes respondo no próprio blog, pois sem tempo de visitar sou obrigada fazer assim. Mas fico feliz com a sua visita. A Telinha nunca afasta, mas sim, aproxima CORAÇÕES que são verdadeiros.
Nossa AMIZADE É ASSIM. Cheia de ternura e fidelidade.
Obrigada..Até mais..
Assim que puder voltarei.
Bjs no seu coração e um forte abraço na Alma....
Carinhosamente...
Sandra

Suzy Rhoden disse...

Sônia, amei este seu blog!
Como você, sou professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa por formação.
Seu blog é uma maravilha, um enorme incentivo para que se aplique o Português adequado a cada situação, com suas regrinhas nem sempre facilmente compreendidas.
Que bom encontrar pessoas com essa disposição de compartilhar na blogosfera aquilo que elas sabem e fazem tão bem!

Beijão.

Mariazita disse...

Ainda me faltava visitar este seu blog - já faltam poucos:))) - e considereo-o muito útil.
A língua portuguesa anda muito maltratada, e penso que, em parte, será porque as pessoas desconhecem as suas bases.
Aqui, a professora ensina... :)))

Beijinhos, querida.
Ah! e obrigada pela lição...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vale a pena assistir a este vídeo:

Marcadores:

a/em nível de (1) Abreviaturas (1) Acentuação gráfica (1) Acróstico (1) Adjetivo Rosa (1) Advérbios (1) Agente / a gente (1) Anexo/Em anexo (1) Anne Lieri (1) Ao invés de (1) Apresentação (1) Atividade cerebral (1) Aumentativo de magro (1) Autores brasileiros (1) Biblioteca básica (1) Bill Gates (1) Comunicação (1) Concordância Nominal (1) Concordâncias (5) Crase (1) Curiosidades (3) Datas especiais (2) Dia do Professor (1) Dicas de Redação (7) Dicas ortográficas (19) Dicas úteis (11) Dissertação (1) Ditados populares (1) Em vez de (1) Ensino (1) Erros de Ortografia (5) Escolas (1) Escrita (1) Expressões populares (1) Expressões redundantes (1) Figuras de linguagem (1) Filmes (1) Gramática (2) Gêneros de substantivos (1) Humor (8) Há / A (1) Hífen (2) Ideias criativas (1) Idiomas no mundo (1) Internet (1) Jorge Amado (1) L. F. Veríssimo (1) Leitura (12) Lembrar e Esquecer (1) Libras (1) Literatura (2) Literatura Infantil (1) Literatura Mundial (2) Livros (7) Livros para baixar (2) Mais (1) Mal X Mau (1) Mas (1) Meio/meia (1) Menos/Menas (1) Moral (1) Más (1) Nenhum e nem um (1) Novo Acordo Ortográfico (1) Onde/Aonde (1) Ortografia (7) Os porquês (3) Particípios (2) Pensamentos (6) Perguntar / Questionar (1) Plurais de substantivos (1) Poema (2) Poesia (1) Pontuação (4) Proibido/Proibida (1) Prosa (1) Quadrinhos (1) Recebidos por e-mail (1) Reforma Ortográfica (1) Regência Verbal (2) Relax (1) Reticências (1) Slides (1) Soneto (1) SS/Ç (1) Sufixo MENTE (1) Sugestões e dicas (5) Testes de Ortografia (3) Testes profissionais (1) Textos criativos (3) Trás/traz (1) Técnicas de Redação (1) Uso da vírgula (1) Vendas de livros em 2011 (2) Verbo assistir (1) Verbo Chegar (1) Verbo Haver (1) Verbo Ser (1) Verbo ver (1) Verbos (5) Vocabulário (3) Vocabulário gaúcho (1) Vídeos (3)

Ler é...

Ler é...
...viajar na imaginação!

Ler é viajar sem sair do lugar!

Ler é viajar sem sair do lugar!

Estudo não é castigo!

Estudo não é castigo!
É crescimento pessoal!